IPVA 2021: Qual Valor, Tabela 2021, Data de Pagamento

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, ou IPVA 2021, como é conhecido popularmente, existe desde a década de 1980. Ele foi criado a fim de que estados e municípios usem estes recursos arrecadados em manutenções de rodovias e viadutos, para promover a melhora da via pública. O imposto arrecadado pode ser usado para a sinalização de estradas, asfaltamento, tapamento de buracos, entre outras melhoras. Ele é pago anualmente.

IPVA 2021

IPVA 2021

IPVA 2021

O IPVA é gerenciado exclusivamente pela Secretaria da Fazenda, então todas as consultas referentes a ele, devem ser feitas nos sites da Secretaria da Fazenda ou então nos Detrans do estado em que o veículo está cadastrado.

Apesar do nome do imposto, o mesmo só se aplica para veículos automotores terrestres, como:

  • Carro;
  • Caminhão;
  • Micro-ônibus;
  • Moto;
  • Máquinas agrícolas;
  • Ônibus;
  • Entre outros.

O imposto então, não se aplica a aviões, helicópteros – veículos aéreos, e nem a barcos, navios – veículos aquáticos.


Consulta ao IPVA 2021

Como mencionado acima, tudo o que se refere ao IPVA, é feito em sites da Secretaria da Fazenda. O processo é simples, rápido e gratuito. Porém, muda de acordo com o estado em que a pessoa vive e o veículo está cadastrado.

Geralmente, para consultar o valor do IPVA é necessário possuir em mãos o número do RENAVAM e a placa do veículo.

Após ter estes dois números em mãos, basta:

  • Clicar na sigla do estado o qual o veículo está cadastrado
  • Consultar o prazo de pagamento – as datas são escolhidas de acordo com o número final da placa de cada veículo e também com a região.
Consulta IPVA SP

Consulta IPVA SP


Valor do IPVA 2021

O valor do IPVA varia de acordo com o modelo do veículo. O seu cálculo é feito a partir do preço médio de mercado de cada veículo, informado pela Tabela Fipe.

Para finalizar o cálculo, cada estado adiciona uma arrecadação sobre o preço médio do veículo, a qual é denominada alíquota.


Tabela IPVA 2021

A tabela IPVA fornece informações sobre o pagamento do imposto de acordo com o número final da placa do veículo, o dia e o mês em que deverá ser paga a primeira, a segunda e a terceira parcela do mesmo, ou então a cota única.

A tabela IPVA facilita a vida do contribuinte, pois é a partir dela que os donos de veículos automotores se informam sobre as datas de vencimento do imposto.

Tabela IPVA 2021

Tabela IPVA 2021

É importante ressaltar que cada estado possui a sua própria tabela com os seus vencimentos e informações adicionais. Ou seja, a tabela IPVA do estado de São Paulo é diferente da tabela IPVA do estado do Rio Grande do Sul.


Pagamento do IPVA 2021

O pagamento IPVA é um processo tão simples e rápido quanto consultar o seu valor. O processo também é feito em sites da Secretaria da Fazenda. Para gerar o boleto basta:

  • Informar os dados solicitados
  • Imprimir o boleto ou copiar o número do código de barras

O pagamento pode ser efetuado na agência bancária indicada no boleto ou também pelos aplicativos da rede bancária. Normalmente a baixa do imposto é feita de imediato após o pagamento.

O atraso do pagamento do IPVA faz com que, primeiramente, o contribuinte receba uma notificação. Caso não regularize a situação, uma pequena multa é aplicada a cada dia de atraso. O valor da multa não pode ultrapassar 20% do valor total.

Leave a Reply